A peça

Cada um cava o seu ponto de exclamação no lugar que bem entende.

O projeto MESMAS COISAS quer apresentar uma forma inédita e performativa inspirado na obra do escritor Manoel Carlos Karam.

Mesmas Coisas, é título de um livro que ainda não foi lançado no Brasil, está em fase de organização e que tem previsão de lançamento para 2017.  O livro traz à tona elementos que se repetem na linguagem de toda a obra de Karam. É como se fosse uma passagem, uma viagem que percorresse toda a sua obra de forma obsessiva e precisa.

Em cena, uma atriz e um músico, utilizam objetos cotidianos como uma fotografia ou calendário e sugerem a passagem do tempo, como os relógios. Eles buscam por um nome para um personagem (o Souza, o Lucas, o Manoel, a Eva, a Catarina). Buscam os traços do rosto do personagem. Investigam algumas teorias: fugir com o circo;  como todo mundo já caiu da cama ou ainda vai cair, etc etc etc. Não há grandes eventos, nem uma história linear, apenas acontecimentos que aprofundam a experiência com a linguagem e obra de Karam a partir do encontro com as pessoas, o encontro do teatro. As situações performativas buscam revelar o procedimento criativo de Karam, e sua sensibilidade é evidenciada através da experiência viva da cena.

(…) Se a escolha do prenome é difícil, pode-se cogitar que indivíduo seja chamado pelo sobrenome. Oliveira seria inoportuno. Gonçalves, resumindo o roteiro, trocaria o dia pela noite ou a noite pelo dia ou trocaria alguma outra coisa. Borges é temeroso. Ribeiro não, por não ser interessante apenas 99% da velocidade da luz. (…) (trecho do livro Pescoço ladeado por parafusos).

Provocações. Foi através das provocações da obra infinita e incansável do Karam que o projeto Mesmas Coisas surgiu e reuniu vários artistas de Curitiba, provocados por Nadja Naira  e Michelle Pucci, na criação desta peça-performance. Também uma homenagem mais que merecida a esse grande artista da nossa cidade.

O desafio desse coletivo de artistas é encontrar as principais obsessões do Karam, transformar isso em cena, colocar em ação as técnicas que ele se utilizava para escrever. Descobrir a musicalidade que as palavras tem em sua obra, e a subversão de regras da escrita como pontuação, o uso de cacofonias, inversões sintáticas.